segunda-feira, 14 de março de 2011

POSTO UM

Olá a todos e todas do grupo de Práticas Urbanas!

Estamos escrevendo para darmos início à nossa comunicação virtual, também para compartilharmos algumas idéias que temos para nossos encontros  (a partir do que cada um de vocês apresentou como "fantasia") e também para dizer que estamos muito contentes com este projeto/grupo!

Na terça-feira passada nós pedimos para alguns de vocês que preparem uma apresentação de sua prática para levar ao nosso próximo encontro. Se prontificaram: Átila, Márcia, Fernanda e Amanda. Nossa idéia é que, aos poucos, todos do grupo possam se apresentar de forma mais verticalizada, tendo pelo menos 20/25 minutos de exposição. Desejamos que este momento seja, para todos, bastante ativo. Que a gente tenha uma escuta-ativa para aquilo que se apresenta, que possamos fazer perguntas e levantar questões interessantes para um possível projeto coletivo. Será muito bacana a gente ir montando a nossa "caixa de ferramentas" - reconhecendo as potencialidades de cada um e como cada um pode contribuir com o processo do grupo. Assim, mapeando as urgências, aquilo que move cada um dos integrantes, vamos cartografando nossa área de interesses e desejos comuns, criando uma constelação de temas, formas, possibilidades para exercícios coletivos na cidade.

A partir deste mapeamento do grupo, pensamos em:

> convidar algumas pessoas (teóricos, artistas) para entrevistarmos em alguns de nossos encontros;
> aprofundar o estudo de algumas referências de projetos artísticos realizados em espaços públicos;
> criar uma pasta de textos e bibliografia e deixá-la no xerox do CCSP, a partir do próximo encontro;
> misturar reflexão teórica e prática nos encontros;
> começar a desenvolver alguns exercícios práticos na cidade;

Como combinamos, aqui está o PDF do livro "Cidade Luz - uma investigação-ação no centro de São Paulo", do coletivo Política do Impossível, 2008. Este livro é uma sistematização poética de um processo vivido na região da Luz ("Cracolândia"). Tem muitas coisas interessantes para aproveitarmos. Como dissemos, vale a leitura da entrevista com o educador Osvaldo!
http://www.sendspace.com/file/952746

Aqui tem outras publicações que estavam em nossa mesa na terça-feira:

A Rebelião das Crianças, Contrafilé, 2007
http://www.4shared.com/document/7NwOiEkB/A_REBELIAO_DAS_CRIANAS.html

Cartografia do Racismo para o Jovem Urbano, Frente 3 de Fevereiro, 2006
http://www.sendspace.com/file/berq5e

O álbum musical Diáspora Afronética, da Frente 3 de Fevereiro
www.frente3defevereiro.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário